09 fev Como a produção colaborativa potencializa o uso de ferramentas de autoria?
Ter uma ferramenta de autoria para otimizar o processo produtivo na sua IES é crucial, pois segundo a mais recente atualização do Censo da Educação Superior, o País atingiu a marca histórica de 3,1 milhões de ingressantes na EaD (educação a distância) em 2022, ante 1,6 milhão no presencial. Na prática, significa que dois a cada três novos universitários no Brasil optam pela EaD.
O aumento de alunos também alavancou a demanda por conteúdo didático com foco no ensino remoto. Nesse processo, algumas instituições de ensino superior (IES) se depararam com a necessidade de desenvolver esses materiais pedagógicos em escala, mas sem dispor de habilidades técnicas e recursos financeiros. Como fazer?
A melhor forma de resolver o impasse é a utilização de ferramentas de autoria. Além de acarretar menos custos para as IES, essas soluções criam conteúdo com um alto padrão de qualidade, garantido por meio da produção colaborativa. Quer saber como isso acontece? Continue lendo este post!
Leia também
Ferramentas de autoria e a solução para a IES
A pandemia acelerou determinadas inovações tecnológicas. Muitas pessoas tiveram de aprender a trabalhar no formato home office. O trabalho remoto já existia, é verdade, mas em menor proporção e com bem menos interatividade.
O ensino remoto só foi possível graças ao aperfeiçoamento dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA ou LMS, na sigla em inglês) e de soluções de apoio docente, como as ferramentas de autoria. São elas que dão acesso a conteúdos dinâmicos e engajadores, mesmo a distância.
Grande parte do sucesso das ferramentas de autoria se deve ao processo de produção colaborativa, que envolve desenvolvedores de software, designers instrucionais e especialistas em conteúdo, entre outros profissionais. Atuando presencial ou remotamente (olha aí o home office de novo), eles conseguem otimizar esse trabalho e fazer atualizações no conteúdo ou no layout sempre que necessário.
Por meio desse processo, fica mais fácil entender as necessidades e os desafios de educadores e alunos, criando soluções adaptadas à IES. Os desenvolvedores podem, por exemplo, aprimorar a interface da ferramenta, garantindo sua acessibilidade para todos os usuários, incluindo aqueles com necessidades especiais.
Com esse esforço coletivo, eventuais falhas são barradas logo no início do desenvolvimento. E os alunos têm a garantia de que irão vivenciar a melhor experiência de aprendizagem na EaD.
Leia também
- Como o formato “one page” auxilia a produção de conteúdo didático
- Material didático responsivo: o que é – e por que é tão importante
Já escolheu sua ferramenta de autoria?
Para a Realize, a produção colaborativa não é um detalhe. Com o auxílio de profissionais de diversas áreas, a empresa desenvolveu uma ferramenta de autoria intuitiva, responsiva e acessível, que atende a produção de conteúdo educacional de uma ponta a outra.
Além disso, depois de integrar a plataforma em sua IES, você mesmo pode escalar a produção de conteúdo de maneira colaborativa – enquanto um usuário monta uma unidade de aprendizagem, outro pode se dedicar à revisão das unidades anteriores.