One page: como o formato auxilia a produção de conteúdo didático?

Certamente você já ouviu por aí a expressão “nunca julgue um livro pela capa”. Por mais verdadeira que soe, essa frase perde sentido quando falamos de conteúdo online. É que pouco adianta ter um produto de qualidade se a interface não é atrativa – ou, pior ainda, se o layout oferecer uma experiência ruim ao usuário.

A mesma lógica vale para a educação a distância (EAD). Um material didático de excelência deve “fisgar” os estudantes logo de cara. Também precisa ser responsivo, para não excluir ninguém. Por isso, é importante escolher um modelo de página funcional, em que todas as seções sejam acessadas facilmente.

A seguir, falaremos sobre o formato one page é a melhor opção para criar conteúdo didático responsivo e atrativos da sua instituição de ensino superior (IES).


Quando menos é mais


Como o próprio nome sugere, one page é um estilo de design que coloca todo o conteúdo em uma única página. Esse tipo de layout tem se tornado cada vez mais popular devido à simplicidade e à capacidade de proporcionar uma experiência de navegação contínua aos usuários.

As características típicas de um conteúdo one page são:

  • Rolamento vertical: os usuários podem rolar para baixo para acessar todo o conteúdo em apenas uma página;

  • Seções bem definidas: o conteúdo é organizado em áreas distintas, com cada uma delas abordando um tópico. Essas seções geralmente são acompanhadas por elementos de design atraentes;

  • Navegação simplificada: uma barra fixa no topo da página ou um menu “hambúrguer” (aquele que usa um ícone de três listras; ao clicar nele, o resto das opções são reveladas) facilitam a transição entre seções;

  • Objetivo claro: a maioria dos conteúdos de página única tem um objetivo ou mensagem central, com sua organização orientada para esse propósito. É o caso das plataformas de conteúdo educacional;

  • Responsividade: os conteúdos se adaptam a todos os tamanhos e formatos de tela.

O one page guarda muitas semelhanças com o Instagram e o TikTok. Esses aplicativos são populares por seu conteúdo, mas dificilmente teriam o mesmo alcance se sua arquitetura fosse “engessada”.

A rolagem vertical infinita acaba prendendo a atenção do usuário, já que torna a visualização mais fluida e instigante. Considerando que grande parte do público-alvo das IES é jovem, e tem bastante afinidade com os apps, investir em um modelo de material didático one page pode ser a força que sua IES precisa para aumentar o engajamento dos alunos.

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Responsividade e inclusão


Falando da perspectiva responsiva do one page, cabe dizer que com o layout vertical o conteúdo se adapta a qualquer dispositivo e permite que o usuário o utilize de forma mais natural. Nas páginas horizontais – os famosos slides – há necessidade de “virar” o celular ou tablet. Mesmo assim, isso não é garantia de que o conteúdo fique adaptável à resolução da tela.

Se levarmos em conta que dos 149 milhões de usuários de internet no Brasil, mais de 92 milhões (cerca de 62%) têm acesso apenas pelo smartphone, o formato em página única é a melhor maneira de criar material didático responsivo ─ e, por consequência, tornar a EAD mais inclusiva.

Entendendo as facilidades que o one page pode proporcionar, a Realize disponibiliza uma plataforma para criação de materiais didáticos responsivos e atrativos e em one page, compatíveis com todos os ambientes virtuais de aprendizagem (Blackboard, Canvas, Moodle, entre outros). Nossos materiais didáticos podem ser acessados facilmente por meio de qualquer dispositivo, sem perda de qualidade.

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