É possível engajar o aluno com conteúdo estático?

Imagine a seguinte situação: você soube de um curso online superlegal de seu interesse, fez a inscrição e organizou a agenda para acompanhar as atividades. Tudo muito bom, até a hora em que precisou acessar o conteúdo e se viu diante de… um monte de arquivos em PDF! Agora, pense quão frustrante isso pode ser para um público-alvo formado por alunos nativos digitais. Para esses jovens, não há muita diferença entre um PDF ou um slide de PowerPoint e a velha cartilha didática. Ambos se limitam a textos e imagens “paradas” – ou seja, conteúdo estático, que permanecem inalterados ou imutáveis quando apresentados aos estudantes.

 

“Mesmo com todas as opções de recursos tecnológicos que existem hoje, ainda há muitas instituições que têm esse modelo como base na educação a distância (EAD). O resultado é uma aula sem graça, sem interatividade, que não estimula os alunos”, afirma Isabella Stulp, CEO e co-founder da Realize, edtech especializada em gestão e produção de materiais didáticos.


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A seguir, veremos como tornar o conteúdo estático em conteúdo dinâmico, e oferecer uma experiência de aprendizagem de alto engajamento para os estudantes.

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Entendendo o jovem

 

A chamada geração Z, formada pelos jovens nascidos entre 1995 e 2010, tem entre suas principais características a autonomia e a flexibilidade. É por isso que cada vez mais as instituições de ensino investem em metodologias ativas, que permitem ao aluno se tornar protagonista da sua própria aprendizagem.

 

Para que essa abordagem pedagógica seja bem-sucedida, é preciso dialogar com os jovens não apenas no conteúdo, mas também na forma. É aí que entram em ação as ferramentas de autoria.

 

Uma plataforma como a Realize permite criar material didático personalizado por meio da inserção de quizzes, animações, vídeos e outros elementos multimídia. Sua interface é intuitiva e de fácil manuseio, não exigindo nenhuma capacitação ou conhecimento prévio.

 

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Nenhum trabalho é desperdiçado

 

Lembra aquele conteúdo estático sobre o qual falamos lá no início do texto? Isso não significa que ele é necessariamente ruim – apenas tem um formato pouco atrativo.

“Se você já tem um PDF pronto e ‘jogar’ lá na Realize, consegue colocar atividades, gráficos e outros recursos interativos, transformando-o em algo bem mais interessante”, ressalta Isabella. Depois, com apenas um clique, é possível exportar esse material para qualquer tipo de LMS. Fácil, não?

 

Outra vantagem é o formato one page[1] , de rolagem vertical, muito parecido com o de redes sociais como Instagram e TikTok. Todas as informações necessárias se encontram em apenas uma página, ordenadas de maneira estratégica e otimizada. A fragmentação em diversas formas de conteúdo facilita a navegação e torna o aprendizado mais envolvente para os alunos.

 

Viu como é possível transformar um conteúdo estático em dinâmico, proporcionando uma experiência mais engajadora para os estudantes? E não é só isso: com a Realize, sua instituição pode oferecer material didático responsivo de fácil manutenção, com produção em grande escala e baixo custo.